Dia Internacional da Educação 24 de janeiro de 2022
A educação é a base do nosso futuro – devemos fortalecer a educação como um bem comum global para criar um mundo pacífico, justo e sustentável.
A fragilidade de nossa humanidade e planeta tem sido destacada durante a pandemia global e como o mundo está em um ponto de virada, o Dia Internacional da Educação da UNESCO em 24 de janeiro reconhece o poder da educação para trazer mudanças profundas e é um apelo à ação para renovar nosso compromisso coletivo de “garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da UNESCO)
“Reimaginando nosso futuro juntos: um novo contrato social para a educação”
Em novembro de 2021, a UNESCO divulgou um novo relatório global intitulado “Reimaginando nosso futuro juntos: um novo contrato social para a educação”. O relatório, que envolveu mais de um milhão de pessoas no processo de consulta global, pede que a sociedade coopere para o benefício compartilhado e se baseia no entendimento de que a educação deve reparar as injustiças enquanto transforma o futuro.
O ponto de partida é uma visão compartilhada dos propósitos públicos da educação sustentada por dois princípios fundamentais; o direito à educação de qualidade ao longo da vida e, a educação como um empreendimento público que permite que indivíduos e comunidades floresçam juntos.
Quais são as propostas para renovar a educação?
“Reimaginando nosso futuro juntos: um novo contrato social para a educação” da UNESCO relatório identifica que:
“A pedagogia precisa passar de um foco em aulas orientadas pelo professor centradas na realização individual para enfatizar a cooperação, colaboração e solidariedade.
Os currículos são frequentemente organizados como uma grade de disciplinas e precisam mudar para enfatizar o aprendizado ecológico, intercultural e interdisciplinar.
O ensino precisa deixar de ser considerado uma prática individual para se tornar ainda mais profissionalizado como um esforço colaborativo.
As escolas são instituições globais necessárias que precisam ser salvaguardadas. No entanto, devemos sair da imposição de modelos universais e reimaginar as escolas, incluindo arquiteturas, espaços, tempos, horários e agrupamentos estudantis de diversas formas.
Em todos os tempos e espaços de aprendizagem, devemos deixar de pensar que a educação ocorre principalmente nas escolas e em certas idades e, em vez disso, acolher e expandir as oportunidades educacionais em todos os lugares para todos.” (1)
Um apelo à ação
o Relatório da UNESCO sobre o futuro da educação apela ao empenho no diálogo social e ao pensamento para superar a discriminação, a marginalização e a exclusão. Explica que um novo contrato social para a educação será construído por meio da troca de conhecimentos além-fronteiras e de milhões de atos individuais e coletivos – atos de coragem, liderança, resistência, criatividade e cuidado. Exigirá a contribuição de todos – de professores a estudantes, de acadêmicos e centros de pesquisa, de instituições a governos, de ONGs a organizações.
Fundamentalmente, os professores são identificados no centro da renovação da educação e fornecer-lhes o reconhecimento e o apoio profissional para colaborar e inovar terá uma forte influência no futuro da aprendizagem. Finalmente, o relatório reconhece que “a tecnologia é crucial para transformar o futuro da educação, mas deve estar enraizada na inclusão e na qualidade. Começa com a garantia de que as ferramentas digitais beneficiem a todos e estejam ao serviço de todos”. (1)
O papel da educação aberta
No Moodle, apoiamos educação aberta como crucial para reimaginar e renovar a educação para nosso benefício coletivo. Em sua essência, esse movimento reconhece que um professor ou educador empoderado requer acesso a recursos, habilidades e ferramentas de qualidade para facilitar a educação de um grupo de pessoas. Isso inclui métodos abertos no acesso a recursos, uma abordagem equitativa de como usar recursos e ferramentas de forma eficaz e uma infraestrutura de tecnologia aberta que seja confiável e acessível a todos. O Moodle apoia o movimento de educação aberta de três maneiras principais.
O Moodle LMS é e sempre será de código aberto o que significa que o “código-fonte” é licenciado de forma a permitir que qualquer pessoa baixe todo o software gratuitamente, altere seu funcionamento escrevendo um novo código para adicionar recursos a ele. Também permite que organizações ou instituições possuam sua própria infraestrutura.
Academia Moodle é o lar para aprender tudo sobre educação online com o Moodle. Ele fornece a educadores, administradores, designers ou desenvolvedores uma comunidade de melhores práticas, interação e desenvolvimento profissional gratuito.
MoodleNet é a nossa nova rede social projetada para ajudar os professores a coletar, selecionar e compartilhar recursos educacionais abertos.
Para o Dia Internacional da Educação em 2022, incentivamos você a se envolver e fazer parte do movimento de educação aberta e O novo contrato social da UNESCO para a educação.
Referências: